Um Estudo Comparativo Dos Sistemas De Inovação Do Brasil E Da China Na Área De Combustíveis Líquidos Alternativos

Devido a motivos tais como a segurança energética, a flutuação do preço de petróleo e as preocupações ambientais, a busca por combustíveis líquidos de fontes não petróleo tornou-se uma solução para muitos países. O Brasil, contando com a plantação de cana de açúcar, primeira planta comercial do então colônia de Portugal, é segundo maior produtor de bio-etanol do mundo. No outro lado do mundo, a China, com uma reversa abundante de carvão, emergiu, nos últimos anos, como um líder na área de liquefação de carvão.

Apesar de ter acontecido em diferentes épocas, motivos parecidos, tais como a preocupação energética e o preço alto de petróleo, explicam as escolhas originais de combustíveis líquidos alternativos (CLA) dos dois países. Porém, por causa das diferenças que existem entre os sistemas setoriais de inovação que vêm crescendo ao redor dos dois setores, o setor escolhido de cada país apresenta-se com características muito distintas.

O presente trabalho tem como base teórica a abordagem de sistema de inovação (SI) enfatizando a importância da dimensão institucional no processo inovativo. Depois de uma descrição do desenvolvimento dos setores de CLA do Brasil e da China, o estudo faz uma análise comparando os dois sistemas setoriais de inovação levando na consideração, especialmente, a importância do aspecto institucional dos SI. O estudo oferece uma referência de informação sobre o desenvolvimento do setor de CLA nos dois países e contribui para compreensão dos elementos de base que estruturam as políticas públicas no setor de CLA nos três países em análise.