O Grau De Maturidade Do Sistema De Transporte De Gás Natural Brasileiro: Qual Sistema Adotar.

O atual cenário energético brasileiro evidencia a importância crescente do gás natural no Brasil. De 1999 até o presente momento, a participação do combustível na matriz energética nacional saltou de 4,1 para 11,5% (MME, 2013). Tendo isso em vista, este artigo busca analisar a evolução dos investimentos no segmento de transporte, peça fundamental para a alavancagem da indústria de gás natural no mercado brasileiro. Nesse contexto, busca-se avaliar se a indústria de gás natural no Brasil está madura o suficiente para permitir um processo de abertura e concorrência sem comprometimento do ritmo de investimento.

É sabido que em alguns países com baixo grau de maturidade da indústria, os mecanismos de mercado não foram suficientes para garantir o ritmo de investimento necessário na indústria, principalmente no segmento de transporte, em função dos elevados riscos envolvidos. Nesse sentido, é importante a o processo de abertura da indústria de gás natural acompanhe o grau de desenvolvimento e maturidade da indústria afim evitar que a expansão da infraestrutura de transporte e distribuição seja comprometida.

Sendo assim, a interligação entre regulação, investimentos, interesse público e privado leva a uma conjuntura na qual nos deparamos com escolhas a serem feitas para que se obtenha o melhor desempenho do desenvolvimento da oferta de gás natural no país. Tendo isso em vista, as mudanças sugeridas na atual lei do gás pode ser um passo em falso, tendo resultados prejudiciais à indústria de gás natural como um todo.