Ecossistemas de Inovação na Bioeconomia

A Bioeconomia pode ser descrita como um conjunto de indústrias que utilizam recursos biológicos renováveis para a conversão em produtos como biocombustíveis, químicos e alimentos. Ela apresenta soluções para garantir um desenvolvimento mais sustentável através redução da dependência de recursos fósseis. Buscando compreender o dinamismo, principalmente de indústrias em nascimento, surge o conceito de Ecossistemas de Inovação (EI), que é definido como um conjunto de arranjos colaborativos e competitivos através do qual as empresas combinam as suas ofertas individuais em uma solução coerente voltada para o cliente. Entretanto, alguns fundamentos dessa abordagem ainda não estão plenamente estabelecidos. Um desses fundamentos é a determinação se a análise deve ser sobre um produto ou uma empresa. Assim, o objetivo desta tese foi identificar os pontos críticos do processo de inovação dentro dos EIs de forma a contribuir para o desenvolvimento de estratégias empresariais para a Bioeconomia, simultaneamente estudando a influência de duas perspectivas de análise – produto e empresa – na construção dos EIs. Para atender ambas as demandas, dois casos representativos da Bioeconomia foram escolhidos: o etanol de segunda geração, para análise do produto, e a Amyris, para a análise da empresa. A metodologia foi baseada numa avaliação qualitativa empírica que visou a determinação de cinco dimensões-chave dos EIs: estágio evolucionário, estrutura focal, alocação de desafios, estratégia e Value Blueprint. Os principais resultados para o etanol de segunda geração mostraram um ecossistema diversificado, em termos de players e estratégias, no estágio de nascimento e com um maior nível de cooperação que competição. Os principais resultados da Amyris mostraram uma elevada capacidade de restruturação da Value Blueprint diante dos desafios e a presença de diferentes estratégias e estágios evolucionários em diferentes segmentos. A análise conjunta mostrou que a natureza da inovação influenciou nas estruturas focais, alocação dos desafios e capacidade de reestruturação da Value Blueprint. Dentre as similaridades podem ser destacados os desafios para acessar a matéria-prima. Em relação à contribuição à abordagem de EI, os principais resultados mostraram a capacidade das dimensões-chave em atender as duas diferentes perspectivas – produto e empresa – seguindo as recomendações metodológicas apresentadas. Dentre as recomendações, esta tese propôs duas novas classificações de players, os agentes agregadores e conectores. Como conclusão, a abordagem de EI conseguiu acessar os pontos críticos das inovações da Bioeconomia sob duas diferentes perspectivas de análise.