Dilemas Estratégicos Na Difusão De Inovações Em Bioprodutos

A Bioeconomia surge como resultado de inovações no uso sustentável de recursos biológicos renováveis. Muitos fatores críticos devem ser considerados e analisados a fim de entender melhor a dinâmica da inovação nesse ambiente emergente. Os desafios e oportunidades da Bioeconomia podem ser agrupados em quatro dimensões principais: matéria-prima, tecnologia, produtos e modelo de negócios. Com uma vasta gama de possibilidades em termos de bioprodutos que podem ser obtidos, esta dimensão demanda atenção especial. Muitos atores vêm enfrentando problemas de competitividade com alternativas fósseis, desafios no desenvolvimento de mercado e diversos dilemas em sua inovação e difusão no mercado. Neste contexto, para que seja possível compreender os desafios para a difusão dos bioprodutos, as seguintes questões devem ser consideradas: Drop-in ou não dropin? Finais ou intermediários? Commodities ou especialidades? Este trabalho tem o objetivo de entender os diferentes dilemas relacionados à inserção de bioprodutos no mercado, de forma a traçar um caminho para a compreensão das dificuldades e auxiliar a tomada de decisões sobre o portfolio de produtos e na difusão dessas inovações. Para isso, é utilizada a metodolodia de estudos de casos múltiplos para diferentes bioprodutos (biobutanol, bio-ácido succínico e PEF), que permitem a identificação destes dilemas em diferentes contextos. Os produtos escolhidos são bioprodutos conhecidamente promissores, em estágios distintos de desenvolvimento e tamanho de mercado potencial. Como resultado da análise das trajetórias dos projetos de desenvolvimento desses bioprodutos, foi possível identificar os dilemas mencionados e ampliar a compreensão acerca dos desafios que devem enfrentar para a difusão da inovação em bioprodutos. Conclui-se que a escolha das aplicações dos bioprodutos é o ponto determinante para a identificação dos dilemas e dificuldades para difusão dos bioprodutos. Assim, os desafios enfrentados na inovação em bioprodutos estão fortemente relacionados com o posicionamento de cada ator no mercado. De forma a se obter uma ferramenta prática para as empresas que desejam se inserir na Bioeconomia e também auxiliar os formuladores de políticas públicas, é proposta ainda uma árvore de decisão que apresenta os principais desafios enfrentados por um bioproduto inserido no mercado, de acordo com suas características.