A Importância Do Gás Natural Como Fator De Crescimento E Desenvolvimento Industrial: O Caso Da Indústria Química Brasileira

O objetivo principal da presente dissertação é entender o papel do gás natural no desenvolvimento e crescimento industrial brasileiro, utilizando como parâmetro de análise o setor industrial mais intensivo em gás natural, o químico. Foi feita uma revisão teórica da teoria estruturalista e do papel da energia no crescimento e desenvolvimento dos países. Essa teoria foi escolhida em função do efeito condicionante que a energia apresentou no modelo de industrialização brasileiro. Entende-se que a teoria estruturalista observa o processo de industrialização por um viés de mudança estrutural, e sob esse viés, as mudanças nos processos tecnológicos, nos quais insere-se as fontes energéticas, são de grande relevância para o crescimento e desenvolvimento industrial.

Foi visto também que tanto o preço quanto a disponibilidade de gás natural interferem na competitividade industrial nacional. Após ter feito a revisão teórica, foi analisada a política de preços do gás natural para em seguida elaborar e analisar cenários de competitividade do gás natural para a indústria química, buscando entender o impacto do aumento do preço do gás natural nestas projeções. Esse modelo de projeções foi feito baseado no modelo do Grupo de Economia da Energia (GEE), que considera indicadores quantitativos da indústria química e do mercado de gás natural e também indicadores qualitativos baseados em um questionário feito aos principais atores do setor.