Convênios e Parcerias
O GEE mantém convênios e parcerias com instituições acadêmicas, bem como associações e empresas. Tradicionalmente, o GEE desenvolve pesquisas em cooperação buscando se manter próximo da realidade econômica do setor energético nacional e internacional. Abaixo os convênios atualmente em desenvolvimento:

Centro de Excelência em Economia da Energia

O Centro de Excelência em Economia da Energia surge como uma parceria entre o IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e do GEE - Grupo de Economia da Energia, com a finalidade de desenvolver estudos e análises sobre os mercados de energia no Brasil, especialmente no que tange à indústria de petróleo e gás. Os resultados das pesquisas são debatidos em seminários temáticos e são acompanhados de artigos escritos com a finalidade de constituírem textos para discussão por parte da comunidade interessada nos temas propostos - temas que se distribuirão em linhas de pesquisa. Essa parceria visa também consolidar o Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da UFRJ como um Centro de Excelência em análise econômica aplicada ao setor de energia.


Website

Convênio ANP: PRH-21

O PRH-21 é um programa de formação de recursos humanos para o Setor de Petróleo e Gás com o apoio da ANP - Agência Nacional do Petróleo. Este programa busca unir as bases de competência complementares da UFRJ, envolvendo o Instituto de Economia, a Engenharia de Produção e o Programa de Planejamento Energético para formar recursos humanos de alta qualificação especializados nas indústrias energéticas. Através da união destes centros, pretende-se oferecer aos alunos a oportunidade de formação multidisciplinar, mais apropriada para o novo contexto de rápidas transformações destas indústrias. Busca-se dotar estes futuros profissionais dos instrumentos analíticos necessários para formular políticas e estratégias de ação para as empresas e outras instituições ligadas a estas indústrias.


Website

Convênio GEE-UFRJ – CGEP – Columbia

O Grupo de Economia da Energia do IE UFRJ e o Center on Global Energy Policy – SIPA da Universidade de Columbia se propõem a desenvolver de forma cooperativa uma pesquisa com objetivo de identificar estratégias de política energética para promoção de uma matriz energética economicamente e ambientalmente sustentável no Brasil, no contexto de abundância de petróleo. O projeto permitirá analisar os principais desafios do setor energético nacional para a promoção de uma matriz energética sustentável. Este projeto de pesquisa permitirá avaliar e discutir a política energética brasileira, levando em consideração o contexto internacional.


Website